Asset 1@2x-8.png
FIRMACASA2.png

FUNDAÇÃO IRMÃ RUTH DE CAMARCO SAMPAIO

Sem título.png

Infantil-CRECHE

É na Educação Infantil que a criança desenvolve suas capacidades físicas, cognitivas, afetivas, ética, estética, de relacionamento interpessoal e de inserção social. Esse período é tão importante na vida da criança que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), garante a toda criança de 3,5 a 6 anos e 11 meses o direito à Educação Infantil e, ao Estado, o dever de promovê-lo.

A FIRMACASA visa proporcionar à criança um espaço para a brincadeira e interação para que ela expresse suas ideias e pensamentos, e dar subsídios para que essa criança encontre afeto e possa utilizar diversas formas de linguagem contemplando sua identidade social e cultural.

 

 

 

 

logo-2-canto-do-sol.png

Fortalecimento de Vínculos

É um serviço de caráter continuado que de acordo com a Política de Assistência Social,  proporciona espaço de proteção e prevenção aos riscos sociais através de grupos de convivência e do atendimento social individual às famílias possibilitando acessos a experiências lúdicas e a manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer; formação cidadã e emancipação baseada no reconhecimento de direitos bem como o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia de crianças e adolescentes e suas famílias. Esse trabalho acontece na unidade AEA-Conviver. A unidade executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, de 06 a 14 anos e 11 meses de idade conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio assistenciais.

A unidade oferece espaço lúdico através de grupos de convivência, para 240 crianças e adolescentes por meio das oficinas: esportes, culinária, artes, informática, cidadania, projeto de vida, saúde e higiene, e recreação. O trabalho conta com atendimento psicologico e de Assistência Social para crianças e adolescentes do serviço e suas respectivas famílias, acolhendo; orientando; identificando situações de vulnerabilidade e riscos sociais e encaminhando a rede de serviços sócio assistenciais.

 

Montessoriana

Método de Ensino

A metodologia Montessoriana foi criada pela renomada pedagoga Italiana, Maria Montessori. Dentre os princípios básicos, defendidos pela educadora, estão o respeito às diferenças individuais de cada aluno e a possibilidade da criança escolher suas atividades. Dessa forma, os pequenos criam, naturalmente, uma consciência sobre si mesmos e sobre sua própria educação.

O professor, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, se posiciona como observador, interferindo on trabralho da criança apenas quando é solicitado ou percebe alguma dificuldade.

Outro diferencial do método é estimular o aprendizado por meio de atividades práticas. O material Montessoriano foi desenvolvido para possiblitar esse “vivenciar” do conhecimento. Ao longo do ano, o estudante participa ainda de uma série de visitas de campo e projetos pedagógicos como: “Cozinha Experimental”, “Projeto Leitura”, “Professor por um Dia”, “Manhã Esportiva” e vários outros.

Para garantir a excelência no ensino, nossos educadores encontraram a receita exata para aliar a tradição da Metodologia Montessoriana às novas tecnologias. Conectada a essa ideia, a escola investe em laboratórios de informática e ciências equipados com o que há de mais moderno no mercado.

 

Biografia Maria Montessori

Maria Montessori é, sem dúvida, a mais alta representante feminina da pedagogia moderna.

Nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, Itália. Por motivos ideológicos (defensora da paz e liberdade) deixou a Itália em 1936 e estabeleceu-se na Holanda, onde faleceu em 1952, aos 81 anos.

O Método Montessoriano oportuniza ao educando a consciência de si mesmo, da sua própria vida, dos outros, do mundo e de Deus. Nele o educando é educador de si mesmo, tendo a possibilidade de escolher o seu trabalho, de se mover por conta própria, de se tornar responsável pelo seu progresso e crescimento. Pelo método, o educando caminha para a independência e liberdade, numa atitude autodirigida.

foto_face.jpg