Quem Somos​

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:

A Fundação irmã Ruth de Maria Camargo Sampaio, uma ONG dirigida pelas Irmãs da Congregação das Irmãs de São Paulo de Chartres desde 2005, nasceu em 1973 como entidade para acolher crianças órfãs e ou abandonadas; em 1988 registrou-se como Creche-Berçário para a população carente da Região; em 1996 transformou-se em FUNDAÇÃO.

Em 2009 iniciou-se o Projeto Canto do Sol para atender 70 crianças e adolescentes com a ocupação de uma sede própria: salas de atividades, sala de artes, sala de informática, amplo refeitório e em 2010 a construção de uma quadra poliesportiva.

Em 2010 a FIRMACASA planejou atender com maior ênfase as jovens moradores do entorno, que se encontravam fora da escola, sem preparo para a inclusão no mundo do trabalho e em situação de vulnerabilidade e risco social. A gravidez precoce constitui um problema sério para as famílias, a Rede de saúde e a sociedade.

Neste cenário atual a Fundação atende hoje 165 crianças de 03 a 06 anos, 275 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e onze meses no Projeto sócio educativo do Programa: “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, e o Projeto Sinergia Mulher, do mesmo programa, com 30 adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, totalizando 470 usuários.

No âmbito de projeto sociais voltados à assistência e à educação desenvolver potencialidade é um dos objetivos da FIRMACASA, sob a ótica da ética e do desenvolvimento humano, que se traduz em sua forma de comprometer-se, de pensar e de agir com crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.